Salvação não se perde!

|






Em Efésios é dito que a salvação não é pelas obras, mas pela graça de Deus, e isto é por meio de fé, a qual o próprio Deus nos concede:

Pois pela graça é que sois salvos mediante a fé; e isto não vem de vós, é o dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.  Efésios 2:8-9

Ora, se a própria fé que obtenho minha salvação é um dom de Deus, então concluo que minha salvação não pode ser perdida.

Por quê?

Porque os dons que Deus nos dá são irrevogáveis, ou seja, o homem não perde:

Porque dos dons e da sua vocação Deus não se arrepende. Romanos 11:29

Também temos outros versículos que nos asseguram a salvação por toda a eternidade:

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
Eu lhes dou a vida eterna, e nunca jamais hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me tem dado é maior do que tudo; e ninguém pode arrebatá-lo da mão do Pai. João 10:27-29

Ora, isto posto, penso ser até mesmo temerário afirmar que salvação se perde, pois se os versículos acima dizem que ninguém (nem Satanás, nem nós mesmos) pode arrebatar da mão do Pai ou do Filho, portanto, afirmar o contrário é afirmar que alguém, seja ele quem for, conseguiu arrebatar tais vidas.

A SALVAÇÃO DO ESPÍRITO, DA ALMA E DO CORPO

Não é à toa que Paulo coloca as 3 palavras numa ordem específica:
O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo, e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados completos, irrepreensíveis, para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.  1 Tessalonicenses 5:23

Ele não diz corpo, alma e espírito, mas sim espírito, alma e corpo.
É fundamental entender a diferença entre:

*Regeneração do Espírito (Novo Nascimento)

*Transformação da Alma (Morte do Eu-Ego)

*Glorificação do Corpo (Redenção)

O processo é de dentro pra fora. Não haverá glorificação do corpo se a alma não estiver pronta, e a alma não poderá ser trabalhada se não houver o novo nascimento que se dá no espírito.


A salvação nos dá direito a vida eterna.

A santificação nos dá direito ao Reino.

De fato a bíblia fala que sem santificação ninguém verá o Senhor.
Quando nascemos de novo, nosso espírito é regenerado...

Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará vida eterna. Gálatas 6:8

... com o Senhor vindo morar em nosso espírito...

Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16
Vós, porém, não estais sujeitos à carne, mas ao Espírito, se realmente o Espírito de Deus habita em vós. Mas se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse não é dele.  Romanos 8:9
O Espírito mesmo dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus.
Romanos 8:16

...e a partir daí devemos começar a transformação ou purificação da alma...

Uma vez que tendes purificado as vossas almas na vossa obediência à verdade que leva ao amor não fingido dos irmãos, de coração amai-vos uns aos outros ardentemente. 1 Pedro 1:22

...também conhecida como santificação...

Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação,que vos abstenhais da fornicação. 1 Tessalonicenses 4:3

...ou até mesmo salvação da alma...

Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas. Lucas 21:19
Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. 1 Pedro 1:9

...pois sem santificação ninguém verá o Senhor...

Segui a paz com todos, e aquela santificação sem a qual ninguém verá ao Senhor. Hebreus 12:14
Portanto, o salvo que não se santificar, não será glorificado naquele dia, logo não verá o SENHOR.
É por isso que Jesus diz na passagem de Mateus 26:41 que o espírito já está pronto, pois o nascido de novo tem o espírito regenerado. Mas tem que vigiar a carne, que significa a alma corrompida mais o corpo caído.
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41

Mas o salvo que não se santificar, preferindo viver à vida da alma,priorizando o seu ego, não negando a si mesmo...

Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida*, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará.  Lucas 9:23-24

*No original Psique = Vida da Alma

...então não será transformado e sofrerá dano...

Que aproveita a um homem, se ganhar o mundo inteiro, mas perder-se ou causar dano a si mesmo? Lucas 9:25

...e esse dano é o Dano da Segunda Morte...

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. Apocalipse 2:11

...mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo...

Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas o tal será salvo, todavia como através do fogo. 1 Coríntios 3:15

O que prova mais uma vez que um salvo, mesmo sendo reprovado no Tribunal de Cristo, ainda assim continuará salvo.

TRECHOS COMUMENTE USADOS PARA CONTESTAR A SEGURANÇA DA SALVAÇÃO

O versículo abaixo talvez seja o mais usado para refutar a segurança da salvação:

Todavia quem persevera até o fim, esse será salvo. Mateus 24:13

Esse versículo talvez seja o mais usado para se afirmar que salvação se perde.
Mas eu pergunto: Em que tempo o verbo está? SERÁ salvo! Ou seja, futuro.
Então esse versículo não está falando de quem já é salvo, ainda que o contexto do texto fosse sobre a salvação espiritual da pessoa. E a outra coisa a se dizer sobre o versículo acima é que não podemos usar um versículo isoladamente de um texto para se afirmar algo. Se acompanharmos o texto desde o início, veremos que Jesus está dizendo que haverá uma perseguição, e aquele que perseverar até o fim será salvo, no sentido de salvar a sua pele.

O grande problema é a palavra salvo, pois automaticamente nos remete a questão da salvação espiritual, mas não é o caso. Se lermos o texto desde o início sem vícios de interpretação, veremos que não se trata de salvação, mesmo porque Jesus não iria entrar em contradição, uma vez que Ele, através de Paulo, nos disse que a salvação é pela fé e não pelas obras (esforço).

Outro versículo bastante usado é esse abaixo:

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia muitos hão de dizer-me: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade. Mateus 7:21-23

Temos que fazer algumas considerações sobre o trecho acima:
Primeiro, o trecho acima diz que não entrará no Reino, e não na Eternidade, mas infelizmente muita gente confunde isto. Segundo, as pessoas para chegarem a Jesus naquele Dia com todo aquele cenário, anjos em chama de fogo e etc, não vão inventar ou aumentar coisas, eles fizeram sim tudo aquilo que estão dizendo, expulsaram demônios, profetizaram no nome de Jesus, e etc. Terceiro, quando Jesus diz NUNCA VOS CONHECI, na verdade está dizendo que nunca aprovou a conduta deles, até porque Jesus também é Deus, e sabe perfeitamente quem é quem, de maneira que seria estranho Ele responder que não conhece “a” ou “b”.

O verbo “conhecer” (gr. gnõskõ), em Mateus 7.23, diz respeito a relacionamento aprovador, e não a conhecimento, no sentido usual e comum. A construção frasal, no original, denota: “Nunca aprovei a vossa obra”, “Nunca reconheci a vossa obra” ou “Nunca dei crédito ao vosso trabalho”.

E finalmente temos outro versículo, que até não é tão usado assim, mas vale a pena explicá-lo:

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Apocalipse 3:5

É preciso entender o contexto disto.

Em Lucas temos a explicação:
Digo-vos ainda: Todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará perante os anjos de Deus; mas o que me negar diante dos homens, será negado perante os anjos de Deus. Lucas 12:8-9

Muitos confundem a passagem acima, mas na verdade a passagem diz que muitos que não tiverem vergonha de Jesus, não O confessando quando necessário, assim também Jesus não os confessará para entrar no Reino. E consequentemente seus nomes serão riscados, ainda que temporariamente, do livro da vida. Por isto é dito em Apocalipse 3: 5 que DE MANEIRA NENHUMA, Ele riscaria os nomes dos vencedores do livro da vida.  Quem Ele não confessar, terá o seu nome riscado do livro, mas quem Ele confessar, de maneira nenhuma seu nome será riscado.

E pra exemplificar melhor isso, deixo abaixo uma analogia que fiz sobre o assunto:

Uma nova empresa (Reino dos Céus) foi aberta na cidade (Terra), e foram recrutados (convertidos) vária funcionária para trabalharem na mesma, e todos tiveram seus nomes escritos no livro de registro (livro da vida) da empresa. Todos foram inseridos num treinamento (vida atual) para aprendizado das coisas da empresa (Reino). Porém no dia da inauguração (Reino Milenar), nem todos estavam prontos (estatura do varão perfeito - Efésios 4:13), infelizmente, poucos estavam (Muitos serão chamados, mas poucos os escolhidos).
Então o que aconteceu?
Na festa da inauguração (Bodas do Cordeiro), assim como todo aquele período inicial das atividades da mesma (Milênio), apenas os aprovados (vencedores) estavam trabalhando (reinando) na empresa, de maneira que apenas eles mantiveram os seus nomes escritos no livro de registro da mesma. Os outros (não vencedores) tiveram o desprazer de terem seus nomes apagados do livro de registro da empresa (Apocalipse 3:5), pois tiveram que passar por um processo de reforço de treinamento (trevas exteriores), algo mais rígido (dano da segunda morte). E enquanto os aprovados executavam seus trabalhos, usufruindo de todos os benefícios da empresa, os outros além de darem duro neste período, não puderam participar da festa de inauguração e nem deste período inicial de atividades. Mas ao fim deste segundo treinamento forçado (Juízo Final), eles estavam em condições de igualdade com os demais colegas, e tiveram seus nomes inscritos novamente no livro de registro e finalmente puderam entrar em definitivo (Eternidade) para a empresa.

E pra finalizar, deixo esse importante trecho que resume tudo que foi exposto aqui:

Se seus filhos abandonarem a minha lei, E não andarem nos meus juízos; Se violarem os meus estatutos, E não guardaremos meus mandamentos; Então com a vara punirei as suas transgressões, E com açoites a sua iniquidade. Porém não lhe retirarei de todo a minha benignidade, Nem desmentirei a minha fidelidade. Não violarei a minha aliança, Nem alterarei o que os meus lábios proferiram. Salmos 89:30-34


Retirado de:
https://www.facebook.com/groups/1387747688127977/permalink/1410162872553125/

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Nazireus Gaditas | Template Blue by TNB