Como será o julgamento de Cristo sobre toda humanidade?

|


Qual será a disciplina ou recompensa?

Para responder a isso, a primeira coisa que devemos fazer é definir as várias categorias e explicar uma a uma.

1ª As Primícias (Vencedores Precoces)
2ª Os Vencedores Tardios
3ª Os Mortos (Mártires da Besta)
4ª Os Cristãos Não Vencedores
5ª Os Judeus
6ª Os Incrédulos Que Ajudarão Os Cristãos e Judeus na Grande Tribulação
7ª Os Incrédulos

1ª As Primícias:

E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai.
E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão; e ouvi uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas.
E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.
Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro.
E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus
Apocalipse 14:1-5

As primícias são aqueles que amadurecerão mais cedo, e a ceifa, são aqueles que amadurecerão mais tarde. Na seara de Deus, as primícias são os "frutos" que amadurecerão primeiro, eles são os vencedores precoces, que por já estarem maduros, serão "colhidos", arrebatados antes.

Eles são compostos de todos os mártires de todos os tempos, com exceção dos mártires da besta, mais os que amadurecerem em vida, e estiverem vivos quando essa colheita acontecer.

Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte. Apocalipse 12:11

Eles venceram Satanás não só pelo sangue do Cordeiro, mas também pela palavra do seu testemunho, e não amaram suas vidas da alma até o fim da vida, ou seja, negaram a si mesmos.

As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do SENHOR teu Deus; não cozerás o cabrito no leite de sua mãe. Êxodo 23:19

Ela deu à luz um filho varão, que há de reger todas as nações com uma vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. Apocalipse 12:5Eles são o Filho Varão que quando arrebatados, ao invés de encontrarem com Cristo nos ares, serão levados diretamente ao Trono de Deus.

As vantagens de fazer parte das primícias são: Ter um ante-gozo da presença do Senhor de 7 anos; não participar da grande tribulação, pois serão arrebatados antes; ter sobre suas frontes o Nome do Cordeiro e do Pai; cantar um cântico novo; voltar com o Senhor nos ares; se assentar nos tronos para julgar com Cristo; e obviamente, reinar com Cristo por mil anos.

Já a messe, será ceifada mais tarde, apenas quando os demais frutos amadurecerem. Portanto não podemos nos esquecer que também são frutos maduros, ou seja, vencedores.

A messe será o nosso próximo assunto...

2ª Os Vencedores Tardios e 3ª Os Mortos(Mártires da Besta): 

Olhei, e eis uma nuvem branca, e sobre a nuvem sentado um semelhante a filho de homem, tendo uma coroa de ouro sobre a cabeça e uma foice afiada na mão.
Outro anjo saiu do santuário, clamando em alta voz ao que estava sentado sobre a nuvem: Mete a tua foice e ceifa; pois a hora de ceifar é chegada, porque a seara da terra está madura.
Então o que estava sentado sobre a nuvem, meteu a sua foice à terra, e a terra foi ceifada.
Apocalipse 14:14-16

Essa messe é dividida em 2 partes, vencedores tardios e mártires da besta, e essas duas partes completam o restante da Noiva.

Alegremo-nos e exultemos, e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e sua esposa já se preparou,foi-lhe permitido vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Pois o linho finíssimo são os atos da justiça dos santos. Apocalipse 19:7-8


Os vencedores tardios são aqueles que embora hoje sirvam ao Senhor, ainda não estarão maduros o suficiente quando Ele vier "colher" ou arrebatar as primícias, por isso, não serão poupados da grande tribulação, para amadurecerem o que falta amadurecer. Aqueles que amadurecerem, certamente o Senhor lhes dará o reino, os que não amadurecerem serão disciplinados, ficarão de fora das bodas do cordeiro.

Ouvi uma voz do céu dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos; porque as suas obras os acompanham. Apocalipse 14:13

Os mortos, mártires da besta no caso, assim como os vencedores tardios, também não estarão maduros o suficiente quando Jesus vier colher suas primícias, e então serão deixados para a grande tribulação para amadurecimento. No entanto eles perderão suas vidas ao negar a Besta e sua marca, e assim terão garantido as vestes de linho finíssimo.

porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, com voz de arcanjo e com trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
Então nós que estivermos vivos, e formos deixadosseremos arrebatados em nuvens juntamente com eles ao encontro do Senhor nos ares; e assim ficaremos sempre com o Senhor.
1 Tessalonicenses 4:16-17

Eles serão arrebatados nos ares para o encontro com o Senhor, ao contrário das primícias que foram arrebatadas diretamente ao Trono de Deus.

Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 1 Coríntios 15:52

E esse arrebatamento será na sétima e última trombeta.

Vi também tronos, e se assentaram sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar. Vi as almas daqueles que tinham sido decapitados por amor do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e os que não adoraram a besta nem a sua imagem, e que não receberam a marca na testa nem na mão; eles viveram e reinaram com Cristo mil anos. Apocalipse 20:4

* João diz que viu tronos com aqueles que têm autoridade para julgar = primícias;

* Com a alma dos decapitados por causa da palavra de Deus = os vencedores mártires da besta;

* E também com os que não adoraram a Besta = os vencedores tardios da grande tribulação. 

Ele diz que todos estes viverão e reinarão por mil anos.

Pois o Senhor trará em Sua companhia, (quando vier entre as nuvens, após a grande tribulação), as primícias, e então os mártires da besta juntamente com os vencedores tardios serão ceifados também, ou seja, arrebatados ao final da grande tribulação.

Essa é a grande ceifa, pois já amadureceram. Eles perderam o ante-gozo do Senhor, mas agora que estão maduros, reinarão com Cristo…

Obs.: É importante lembrar quando Jo 5:28-29 diz:

Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos, ouvirão a sua voz e sairão:
os que fizeram o bem, para a ressurreição da vida; e os que praticaram o mal, para a ressurreição do juízo.
João 5:28-29

Todos os mortos ressuscitarão, uns para serem glorificados e reinarem por mil anos, outros para o Juízo Final.

São dois tipos de ressurreição, uma para galardão e reino que se caracteriza a chamada primeira ressurreição; e a outra para juízo, a qual uns serão aprovados tendo seus nomes lidos no Livro da Vida e outros condenados ao Lago de Fogo.

4ª Os Cristãos Não Vencedores e 5ª Os Judeus:

Pois ninguém pode pôr outro fundamento senão o que foi posto, que é Jesus Cristo.
Contudo se alguém edifica sobre o fundamento um edifício de ouro, de prata, de pedras preciosas, de madeira, de feno, de palha,
manifesta se tornará a obra de cada um
; pois o dia a demonstrará, porque ele é revelado em fogo; e qual seja a obra de cada um, o próprio fogo o provará.
Se permanecer a obra do que a sobreedificou, esse receberá recompensa;
se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas o tal será salvo, todavia como através do fogo.
1 Coríntios 3:11-15

Esses versículos nos mostram que quando o Senhor voltar, após a Grande Tribulação, Ele estabelecerá o seu julgamento, chamado de Tribunal de Cristo, e retribuirá a cada um segundo as suas obras, onde aquele que vencer receberá galardão, o direito de reinar, de ser co-rei com Cristo e aquele que não vencer, receberá disciplina, mas será salvo, no sentido de ser reincorporado ao grupo de salvos. Porém eles se juntarão aos demais salvos apenas depois da disciplina que durará mil anos, pois ficarão de fora das Bodas do Cordeiro. O Senhor os dirá claramente, não vos conheço (que no original significa não vos aprovo), pois mesmo com a grande tribulação eles não amadureceram.

Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.
Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 25:24-30
Esses cristão não vencedores serão lançados nas Trevas Exteriores.

Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco. 
Zacarias 8:23

Esses judeus serão os sacerdotes que ensinarão as nações a adorarem a Deus.

E, quando fizerdes a colheita da vossa terra, não acabarás de segar os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu sou o SENHOR vosso Deus. Levítico 23:22

Os judeus representam as espigas do canto do campo, ao passo que os não vencedores representam as espigas caídas.

As espigas do canto representam aqueles salvos que se achegarão por último, ou seja, são os judeus que reconhecerão que Jesus é o Messias somente quando Ele voltar após livrá-los das outras nações no Armagedom. Logo, eles não serão colhidos (arrebatados) mas ficarão para desfrute das nações, como já citado em Zacarias 8:23.

As espigas caídas representam os salvos que não amadureceram, e consequentemente não serão colhidos.

6ª Os Incrédulos Que Ajudarão Os Cristãos e Judeus e 7ª Os Maus Incrédulos:

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me
.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Mateus 25:31-40
Esses incrédulos serão considerados ovelhas e farão parte das nações, da parte terrena do reino.

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Mateus 25:41-46
Esses incrédulos que não ajudarem os cristãos e Judeus, cabe o fogo eterno.

Ainda outro anjo saiu do santuário que está no céu, tendo também ele uma foice afiada.
Outro anjo saiu do altar, aquele que tinha poder sobre o fogo, e clamou em alta voz ao que tinha a foice afiada, dizendo: Mete a tua foice afiada e vindima os cachos da videira da terra, porque as suas uvas estão bem maduras.
O anjo meteu a sua foice à terra e vindimou a videira da terra e lançou a vindima no grande lagar da ira de Deus.
O lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até os freios dos cavalos pelo espaço de mil e seiscentos estádios.
Apocalipse 14:17-20

Esses são os incrédulos (exército) que se unirão ao Anticristo contra os judeus no final da grande tribulação, eles os perseguirão e os encurralarão contra o Monte das Oliveiras para matá-los. Nesse momento o Senhor voltará sobre o Monte das Oliveiras, que será fendido em dois para que os judeus possam fugir pelo vale, e em seguida o Senhor pisará o Anticristo e o seu exército, como se pisa as uvas em um lagar, (O Armagedom).

Eis que vem o dia do SENHOR, em que teus despojos se repartirão no meio de ti.
Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade.
E o SENHOR sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha.
E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.
E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos contigo.
E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão.
Mas será um dia conhecido do SENHOR; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz.
 Naquele dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isto.
o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu nome.
Zacarias 14:1-9

Em Tempo:

É preciso explicar algo muito importante, portanto analisemos os seguintes versículos:

mas os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá o choro e o ranger de dentes. Mateus 8:12

O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino tudo o que serve de pedra de tropeço e os que praticam a iniqüidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá o choro e o ranger de dentes. Mateus 13:41-42
Assim será no fim do mundo: sairão os anjos e separarão os maus dentre os justos, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá o choro e o ranger de dentes. Mateus 13:49-50
E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias.
E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.
Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 22:11-13
Mas se aquele servo, sendo mau, disser no seu coração: Meu senhor demora-se,
e começar a espancar os seus companheiros, e a comer e beber com os ébrios,
virá o senhor daquele servo no dia em que este o não espera e na hora que não sabe,
e cortá-lo-á pelo meio e pô-lo-á com os ímpios; ali haverá o choro e o ranger de dentes.
Mateus 24:48-51
Ao servo inútil, porém, lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá o choro e o ranger de dentesMateus 25:30

Ele vos dirá: Não sei donde sois; retirai-vos de mim todos vós os que praticais a iniqüidade. Ali haverá o choro e o ranger de dentes, quando virdes no reino de Deus Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, e vós excluídos dele. Lucas 13:27-28

Muitos têm interpretado essas passagens que contêm o termo “choro e ranger de dentes” como destino final dos salvos não aprovados pelo Senhor. Mas na verdade esses salvos ficarão nesse lugar temporariamente. Pois esses salvos serão disciplinados como que pelo fogo (1 Coríntios 3:15), ou seja, sofrerão apenas o dano da segunda morte (Apocalipse 2:11), que é o ardor (Hebreus 10:27) do Lago de Fogo em suas almas (Romanos 2: 9), ao contrário dos ímpios que serão lançados de corpo e alma (Mateus 10:28) no Lago de Fogo.

Todos os cristãos vão herdar a vida eterna na nova terra e novos céus pela eternidade, mas nem todos entrarão no Reino dos Céus, pois alguns ficarão de fora. E por ficarem de fora, haverá uma enorme tristeza e aflição, ali haverá choro e ranger de dentes.  Depois dos mil anos os que estiverem nas trevas exteriores se juntarão aos vencedores na nova terra e novos céus.

Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.
Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.
E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. 
Mateus 22:8-10

O Senhor nos mostra nesses versículos que os convidados para a festa no reino milenar seriam os judeus, o povo escolhido, mas eles não o aceitaram, então Ele diz: Ide, pregai o evangelho, a todos quanto encontrarem, maus e bons, (gentios), e a festa (as bodas do cordeiro, o reino celestial), ficou plena da igreja (apenas os vencedores maduros, que bordaram as suas vestes).

E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias.
E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.
Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. 
Mateus 22:11-14

...Pois o linho finíssimo são os atos da justiça dos santos.  Apocalipse 19:8b

Disse-me ele: Escreve: Bem-aventurados os que têm sido chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são verdadeiras palavras de Deus.  Apocalipse 19:9

Ou seja, essas pessoas serão excluídas não pelo fato de não terem sido convidadas, pois foram sim, mas pelo fato de não terem apresentado a veste adequada para a ocasião, que representa os atos de justiça. Em outras palavras, não foram aprovadas no Tribunal de Cristo.

Resumindo: 

No reino milenar haverá 3 povos.

O primeiro grupo será composto pelos Vencedores, tanto do Antigo Testamento, quanto do Novo Testamento. Esses vencedores serão co-reis de Cristo.

O segundo grupo será composto pelos Judeus. Eles serão os sacerdotes e ensinarão as nações a buscar a Deus.

O terceiro grupo será composto pelas nações chamadas de ovelhas, conforme Mateus 25. Elas serão guiadas pelos judeus.

Quando forem cumpridos os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
sairá a seduzir as nações que estão nos quatro cantos da terra, a Gogue e a Magogue, e a reuni-las para a guerra, cujo número é como a areia do mar.
Subiram sobre a largura da terra, e cercaram o acampamento dos santos e a cidade querida. Mas desceu fogo de céu e os devorou;
o Diabo que os seduzia foi lançado no lago de fogo e enxofreonde se acham a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos.
Vi um grande trono branco e o que estava sentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e lugar nenhum foi achado para eles.
Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; livros foram abertos, e foi aberto outro livro que é o da vida; e foram julgados os mortos pelas coisas que estavam escritas nestes livros segundo as suas obras.
O mar entregou os mortos que nele havia; a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado segundo as suas obras.
A morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
Se alguém não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo
Apocalipse 20:7-15

Algumas pessoas pensam que o milênio será perfeito, mas esquecem que o Senhor usará o milênio para aperfeiçoar as nações com cetro de ferro e que no final do milênio, ainda haverá uma ultima rebelião.

Uma grande parte das nações instigada por Satanás, que será solto no final do milênio, irá guerrear contra o Senhor, os reis e os judeus, (a segunda e última guerra de Gogue e Magogue), e depois disso haverá o estabelecimento do Trono Branco, mais conhecido como Juízo Final.

Essa é a segunda ressurreição, que é conhecida como ressurreição do Juízo.

Nessa ressurreição uns ressuscitarão para serem condenados, mas outros para terem seus nomes lidos, finalmente, no Livro da Vida.

Os que terão seus nomes lidos no Livro da Vida são os que morreram salvos durante o milênio, mais aqueles salvos não vencedores que não participaram da primeira ressurreição e consequentemente não foram glorificados.

Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.  Apocalipse 20:6

Pois é dito que somente os que fizerem parte da primeira ressurreição é que poderão reinar com Cristo por mil anos.

Os que serão condenados serão todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no Livro da Vida durante toda a história.

Apenas depois do Juízo Final haverá novo céu e nova terra, onde os componentes não rebeldes das nações já estarão maduros, os não vencedores estarão purificados e então habitarão a Nova Terra, juntamente com os vencedores, para todo o sempre.

Adaptação do texto originalmente feito por Lucilene Ferreira, Escrito por Marcelo Mdo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Nazireus Gaditas | Template Blue by TNB