Discernindo o Reino para Compreender a Igreja

|





Já faz algum tempo que me veio um entendimento do verdadeiro significado do Reino de Deus... bem diferente do que as denominações ensinam...

...vocês sabiam que Jesus era apaixonado por falar do Reino? Se lermos os quatro evangelhos, a palavra "igreja" aparece apenas 3 vezes. Mas a palavra "Reino" aparece 124 vezes (versão Almeida Atualizada). O tema central e absoluto do ensino de Jesus era o seu Reino que virá. Mas a Igreja é apenas uma agência de divulgação da vinda desse Reino.

Lembram da parábola do homem que acha um tesouro no campo? 

“O reino dos céus é semelhante a um tesouro que, oculto no campo, foi achado e escondido por um homem, o qual, movido de gozo, foi vender tudo o que possuía e comprou aquele campo. É semelhante, ainda, a um negociante que buscava boas pérolas, e, tendo achado uma de grande valor, foi vender tudo o que possuía e a comprou”. Mateus, 13:44-46. 

O Reino é um megaprojeto de Deus para a Raça Humana!!! É a super-civilização celestial que vai aterrissar no Planeta Terra e esmagar todos os reinos humanos (Dn. 2: 44-45), quando Cristo entregará autoridade e domínio a uma nova raça governante, que seremos nós, os salvos, vencedores e aprovados (Ap. 2:26-28). Lembrando que não serão todos os salvos que reinarão com Cristo, mas essa é outra matéria.


"Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre. Esse é o significado da visão da pedra que se soltou de uma montanha, sem auxílio de mãos, pedra que esmigalhou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro”. "O Deus poderoso mostrou ao rei o que acontecerá no futuro. O sonho é verdadeiro, e a interpretação é fiel". Daniel 2:44-45


Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações. "Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará a um vaso de barro" Eu lhes darei a mesma autoridade que recebi autoridade de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã. Apocalipse 2:26-28

O Reino é um projeto tão fantástico, grandioso e mais elevado do que qualquer coisa nesta vida que, quando alguém descobre o seu verdadeiro significado, é capaz de deixar em segundo plano "tudo quanto tem" e buscar o Reino com todas as suas forças.  

Uma das formas de discernir o Reino é a seguinte 




Entender que há dois padrões de investimento e sucesso no Universo:

1 - Você pode escolher investir seu tempo, talentos, energias e juventude nos "tesouros" dessa Era atual - e provavelmente vai conseguir fazer tudo isso - Deus respeitará sua decisão e pode até abençoá-lo nessas buscas.

Mas há uma segunda opção - incrivelmente mais lucrativa; incrivelmente mais duradoura; e incrivelmente mais capaz de nos dar um propósito pelo qual viver:

2 - E esta segunda opção é precisamente ajuntar tesouros nos céu!


"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam”. Mateus 6:19-20

Vocês percebem? Jesus usa uma linguagem do mundo dos investidores. Ele poderia ter parado seu ensino no versículo 19, simplesmente desencorajando seus seguidores a juntarem tesouros na Terra. Mas Ele vai além; Ele deixa claro que também há um acúmulo de "tesouros"; isto é, um investimento que podemos fazer e que fica acumulado nos lugares celestiais para ser revelado e concedido no momento oportuno.

É como se Jesus estivesse dizendo para seus ouvintes:

“Acordem... percebam... meu Reino é muito mais valioso, grandioso e realizador do que tudo aqui neste mundo pequeno e passageiro. Quando meu Reino finalmente se manifestar fisicamente... muitos lamentarão ter investido apenas nesta vida...”


Jesus dava “de ombros” para o poder, as riquezas, a política e a autoridade deste mundo caído. E aconselhou seus seguidores a fazer o mesmo. Ele não articulou acordos para ter apoio do Sinédrio (o equivalente ao Congresso Nacional dos Judeus). Ele não ergueu impérios, templos ou estruturas físicas visíveis, pois seu Reino nesta presente Era não vem com visível aparência.


Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem de modo visível. Lucas 17:20


Ele não visava assumir posições de liderança, embora pudesse facilmente convencer o povo a coroá-lo Rei. Ele simplesmente não estava em busca de NADA deste mundo caído e condenado à destruição pelo fogo. E nós não devemos estar também.


O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada. Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor. 2 Pedro 3:10-12

A maioria das pessoas e até mesmo a maioria dos crentes passa a maior parte da vida investindo em seus próprios sonhos; em suas próprias realizações; em suas próprias conquistas. Muitas vezes estão até envolvidas em atividades (religiosas, devocionais, litúrgicas) que creem ser para Deus, mas na realidade, são escolhas humanas revestidas de uma suposta aprovação divina. Se esquecem de que aquele que realmente conseguir achar o tesouro no campo... Tranquilamente vai entender que vale muito mais a pena vender tudo quanto se tem.

O que significa vender tudo quanto se tem, na parábola?


Vender tudo quanto tem é a única reação lógica daquele que entende a revelação do projeto do Reino!


Vocês percebem?

Entender o projeto do Reino é entender que nossa verdadeira vida ainda nem começou. Que nossa carreira, nosso "patrimônio" está sendo (ou deveria estar sendo) construído em outra dimensão (Lugares Celestiais) e não nesta aqui.

Mas, por favor, entendam bem que esta aparente lógica de economista que uso neste texto - não é a defesa de uma vida cristã utilitarista - do tipo: trabalhar para Deus pensando na recompensa, entende? Usei esse exemplo do investimento apenas para tornar mais clara à diferença de resultados entre os dois tipos de "investimento" possíveis neste Universo.


Lembram-se do que Jesus falou sobre "aquele que buscar ganhar sua vida... na verdade a perderá? Mas aquele que "perder" sua vida aqui, por amor de mim, na verdade, a ganhará?


Pois é...


Para viver plenamente a perfeita vontade de Deus para nossas vidas precisamos passar por um processo de esvaziamento, de negação de nossa carne, de nossos projetos e planos (perder a nossa vida) e submeter-nos completamente ao controle e direção da mente de Cristo, como um corpo que só executa ações precisas sob o comando do cérebro.

Dessa maneira estaremos aptos a viver (apenas) o plano que o Senhor tem para nós, com a certeza de que será bom, agradável e perfeito; que estaremos ajuntando tesouros nos céus. 

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 

Esta é a lógica do investimento do Reino.

As Leis do Reino são invertidas em relação às leis desta atual dimensão, e quando eu entendi isso, minha vida deu uma virada.

A proposta então é decidir "vender tudo quanto temos" e compreender o que isso significa.

Conclusão

O "vender tudo quanto se tem" é uma metáfora. Representa uma decisão que se toma quando se entende (por revelação e não por convicção intelectual) o quanto o Reino é infinitamente mais precioso (como aquele homem entendeu ao encontrar seu tesouro no campo) do que qualquer coisa nesta Terra. A decisão de relativizar todas as coisas de sua vida, de tudo aquilo que se tem aqui, em relação ao projeto do Reino de Deus.

Então, hoje em dia, nossa vida deveria estar centralizada em buscar viver o REINO. E nosso maior desafio hoje é investir o máximo possível nele.

Cunhei uma frase para sintetizar todo este entendimento sobre o verdadeiro significado do Reino:

"Se o Reino é tudo quanto realmente permanecerá, então o Reino é tudo quanto vale a pena buscar”.

Parece radical demais! Não é?

Mas quando as pessoas entenderem o verdadeiro significado do Reino, então ficará muito, mas muito mais fácil compreender (sobretudo, viver) o verdadeiro significado de ser IGREJA!!!

Ser Igreja não é frequentar e defender os interesses de uma instituição humana; não é lutar para encher de pessoas o templo de uma denominação, nem convencê-las a frequentar a “sua” "igreja". Mas a IGREJA é pura e simplesmente uma embaixada, uma agência de promoção dos interesses do Reino de Deus na Terra. E cada cristão deve ser um embaixador desse Reino entre os homens. Nossa missão é simplesmente anunciar a breve e inevitável destruição dos reinos deste mundo e ofertar a seus cidadãos a única escolha para não serem destruídos juntamente com eles: receber a cidadania do Reino que virá e fazer parte da raça que governará, ao lado de Cristo, a super-civilização do Reino.

Escrito por: John Lopes

Retirado de:
https://www.facebook.com/groups/1387747688127977/permalink/1417773345125411/

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Nazireus Gaditas | Template Blue by TNB