Evangeho do Reino e da Graça

|







A primeira coisa a se fazer é entender o significado de cada palavra:

* Evangelho
* Graça
* Reino

Evangelho significa boas novas.

Graça significa aquilo que não é por merecimento, que é dado gratuitamente.

Reino significa governo.

Logo, temos as Boas Novas da Graça, e as Boas Novas do Reino.

Está claro que GRAÇA e REINO não se equivalem, pois tem significados bem distintos.

Logo, não pode ser a mesma coisa. Querer ignorar isso, e dizer que é tudo a mesma coisa, é não querer levar a palavra de Deus a sério, posto que Deus não brinca com as palavras, não faz jogo com elas, ora usando uma, ora usando outra apenas para variar. Nada na Bíblia é por acaso, tudo foi cuidadosamente escrito mediante inspiração do Espírito Santo, e no caso dessas duas palavras não vai ser diferente.

E antes que eu aprofunde na diferença dos dois evangelhos, é preciso dizer que Jesus enquanto aqui esteve pregou o Evangelho do Reino.

Mesmo porque, como Jesus poderia pregar sobre o Evangelho da Graça, se Ele ainda não tinha completado o plano da salvação na cruz?


É preciso deixar claro que a graça começa na cruz, pois foi ali que Ele pagou a nossa dívida, e uma vez que foi pago a dívida, então somente a partir dali é que podemos usufruir do benefício por tal pagamento. A morte e ressurreição eram necessárias para isso, pois do contrário, Ele não precisaria morrer e ressuscitar; bastaria vir, pregar a salvação, deixar um modelo a seguir e voltar para o céu arrebatado vivo. Mas sabemos que não foi assim, pois o divisor de águas foi a Sua morte e ressurreição. Portanto enxergar isso é fundamental para entender o plano da salvação: a graça começa a partir da cruz e não antes.

E não é difícil de perceber que boa parte do seu ministério Jesus falou sobre o Reino, pois em todas as parábolas Ele começava dizendo: O Reino dos Céus é semelhante... Infelizmente ainda há muita gente que presta atenção na palavra Céus e se esquece da palavra Reino. Reino dos Céus nada mais é que o Céu governando a Terra. 

Na verdade o Reino dos Céus se divide em 2 etapas: a atual, onde ele não veio com visível aparência (Lucas 17: 20), onde o salvo o vive em seu coração, em seu interior; e a futura quando Jesus reinará com os vencedores por mil anos, onde será um reino exteriorizado em toda a terra.

Já o Evangelho da Graça foi pregado por Paulo.

Porém não tenho a minha vida como coisa preciosa a mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus. Atos 20:24

Por esta razão eu Paulo, o prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vós gentios; se é que ouvistes a dispensação da graça de Deus, que me foi dada para convosco; segundo me foi pela revelação manifestado o mistério, como antes vos escrevi em poucas palavras. Efésios 3:1-3

Vamos à diferença prática entre os dois evangelhos:

O Evangelho da Graça é direcionado a toda a humanidade, pois são as boas novas que de agora em diante a salvação para se obter a vida eterna é de graça, daí evangelho da GRAÇA. E para ser salvo, basta apenas crer no Filho de Deus. 

O Evangelho do Reino é direcionado para todo salvo, pois são as boas novas do reino que está por vir. Daí a frase, que é muito mal interpretada por sinal, que diz, muitos serão chamados (pelo evangelho da graça para ser salvo), e poucos são os escolhidos (pelo evangelho do reino para reinar).

Deus não quer que sejamos salvos e paremos no tempo. Deus não quer que saiamos do Egito (mundo), atravessemos o mar vermelho (batismo), e que fiquemos dando volta no deserto (vida cristã na terra). Não! Ele quer que prossigamos. Ele quer que prossigamos rumo a terra prometida (reinos dos céus = reino milenar). Mas há um exemplo nisso que deve ser observado com bastante atenção. Milhares, ou quem sabe milhões, de pessoas saíram do Egito, mas somente 2 entraram na terra prometida. Isso é muito sério. O próprio Moisés que liderou todo aquele evento, não entrou por não ter obedecido a Deus em determinado episódio. 

Fato é que o Evangelho da Graça é um convite para que o homem faça parte da família de Deus. Quem aceitar esse convite terá vida eterna, e lugar certo na Eternidade.

E fato é que o Evangelho do Reino é um convite somente para quem já é salvo para que faça parte do Reino Milenar. Quem aceitar esse convite, e fizer por onde, terá o privilégio de reinar com Cristo por mil anos. 

Mas há um detalhe: A vida eterna é de Graça, mas o Reino é tomado pelo esforço.

A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Lucas 16:16

Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus. Atos 14:22

Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; 2 Tessalonicenses 1:5
E como disse anteriormente, Jesus, enquanto esteve aqui fisicamente, pregou apenas o Evangelho do Reino.

Será pregado este Evangelho do reino por todo o mundo em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:14

Se lermos o capítulo 24 de Mateus desde o começo veremos que Jesus está respondendo aos apóstolos, sobre o fim do mundo e a volta dEle, e sabemos que na volta dEle será implantado um reino de mil anos. Daí Ele dizer ESTE evangelho do reino, ou seja, é algo específico. E para praticar esse evangelho é necessário perseverança.

Portanto está claro que Vida Eterna é de Graça e o Reino é pelo esforço, logo, um evangelho não pode ser igual ao outro.

Contudo, temos de dizer que ainda que haja diferença nos 2 evangelhos, o autor de ambos é o Próprio Jesus. Afinal Ele é o verdadeiro escritor da Bíblia, ou não foi Ele quem inspirou os homens a escrever de Gênesis a Apocalipse?

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Tudo foi feito por ele; e nada do que tem sido feito, foi feito sem ele. João 1:1-3

Obs.: O objetivo desse texto foi esclarecer a diferença entre o Evangelho da Graça e o Evangelho do Reino, mas sabemos que há um terceiro Evangelho. O Evangelho Eterno (Apocalipse 14: 6). Mas isso será assunto para outra hora.


Retirado de:
https://www.facebook.com/groups/1387747688127977/permalink/1416694255233320/

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Nazireus Gaditas | Template Blue by TNB