A besta que era e não é, mas aparecerá

|



Daniel 07:07-14 fala do último animal que tinha 10 chifres e depois se levanta um outro chifre menor que falava coisas grandiosas. No mesmo capítulo 07 nos versos 19 a 27 Deus revela a Daniel que este animal fará guerra contra os santos que lhes serão entregues na mão por um tempo, e temos e metade de um tempo até que venha o ancião de dias para o destruir.


A expressão filho do homem significa semente de Eva. Quando Daniel afirma sobre o filho do homem ele está apontando para Jesus que se encontra com o ancião de dias (Deus) (Dn 07:13). Mas no verso 09 do capítulo 07, o ancião de dias é Jesus. Lembra quando Jesus diz: Eu e meu pai somos um! (Jo. 10:30). Em apocalipse 01 a partir do verso 12 Jesus se declara como ancião de dias. Portanto, quem vem nas nuvens fazer justiça aos santos é o ancião de dias, Jesus. E ele só vem após a tribulação (tempo, tempos e metade de um tempo), pois o chifre pequeno ainda está fazendo guerra contra os santos. E no final os santos receberão o reino.
Em Daniel capítulo 12 que é uma explanação de Daniel 07, o profeta pergunta ao anjo vestido de linho: Que tempo haverá até o fim das maravilhas? O anjo responde: Depois de um tempo, de tempos e metade de um tempo (Dn. 12:06-07). Estes tempos são 3 anos e meio, ou 42 meses, ou 1260 dias que estão na última semana das 70 semanas de Daniel. Em Daniel 04 há uma alusão aos tempos quando os 7 tempos onde o rei Nabucodonosor esteve como animal. Estes 7 tempos foram 7 anos.
Quais são as maravilhas que o profeta pergunta? Ora, é a tribulação e a ressurreição descritas em Daniel 12:01-02. Não há uma ressurreição anterior, só essa. No contexto da 6º trombeta em Apocalipse 10:07, João nos dá o paralelo com Daniel 12 e mostra novamente o anjo com o braço estendido e jurando por aquele que vive para sempre e diz que não haverá mais tempo.
Na sétima trombeta em Apocalipse 11:15-19, neste momento Jesus começa a reinar e o verso diz claramente: Aquele que és e que era, mas não há aqui “o que há de vir” mostrando que ele já veio. Neste mesmo contexto, Paulo nos afirma que Deus nos livra da ira futura (I Ts. 01:10), mas não nos livra da tribulação. Lembre-se que o chifre pequeno está fazendo guerra contra os santos antes da última trombeta que anuncia a vinda do Senhor. Ira de Deus é diferente da grande tribulação. A ira de Deus é derramada nas 7 taças como descrito em Ap. 16. E essa ira de Deus só sobrevém à terra na sétima trombeta.
Vozes de trombeta são as igrejas. Ou seja, as 7 igrejas tocam as 7 trombetas. E as 7 igrejas estão figuradas nas 2 testemunhas que terão o poder de até fechar os céus. É por isso que as nações se iram contra os santos e o ancião de dias vem para salvá-los.

Em Apocalipse 11 versos 01 ao 14 é revelado as duas testemunhas que estarão profetizando 1260 dias. Neste tempo as testemunhas terão muito poder, semelhantes aos de Moisés e Elias e após este tempo a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as vencerá, serão mortas e expostas em praça pública. Lembra da besta de Daniel 07:21 que faz guerra contra os santos e os vence? Este é o chifre pequeno. Por quanto tempo as testemunhas pregam mesmo? 1260 dias e serão expostas por 3 dias e meio. (Ap. 11:03, 09) E quanto tempo o chifre pequeno reina após este episódio? 42 meses. (Ap. 13:05). Ora, 42 meses também são 1260 dias! Isso é certo, 42 + 42 = 84 / 12 = 7 anos!
Por que a arca da aliança está no mesmo contexto da sétima trombeta? Se o sacerdote entra no santo lugar (Hb. 09:12) quando ele sai, os pecados do povo já estão expiados e agora é a hora da festa dos tabernáculos, que é o milênio.
Apocalipse 13:01-07 é revelada outra besta que compila todos os demais animais de Daniel 07. Isso se dá pois, como veremos adiante, cada animal simboliza um império e a medida que os impérios são conquistados um pelo outro, o poder do antigo império se funde ao poder do novo império. Logo, a besta de Ap. 13 é a fusão de todo este poderio dos impérios passados.


Resumindo: Neste contexto a palavra revela que a besta proferia arrogâncias e blasfêmias contra Deus e tem autoridade de atuar por 42 meses. Ora, esta é a mesma besta de Daniel 07, explicitamente figurada no chifre pequeno e que fará guerra contra os santos por 3 anos e meio. Se as testemunhas têm de profetizar por 42 meses e após esta profecia a besta faz guerra por 42 meses, logo são 84 meses que se dá 7 anos. O chifre pequeno será um homem, o anticristo, o oitavo rei (Dn. 12:08-10).

Texto escrito por: Wagner Bortoletto

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Nazireus Gaditas | Template Blue by TNB