O que é ser nazireu?

|



Nazireu (do hebraico nazir נזיר da raiz nazar נזר"consagrado", "separado"), dentro da Torá é o termo que designa uma pessoa que consagra-se a Deus por um tempo determinado. A marca mais comum da separação desta pessoa - que podia ser um homem ou uma mulher - era o uso do cabelo não cortado e a abstinência do consumo de vinho. O nazireu poderia também ser um escravo.
O voto de nazireado (ou nazireato) foi institucionalizado e regulamentado na Torá no Livro de Números 6:1-21. Em virtude desta consagração, o nazireu devia abster-se de tomar certos alimentos e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres. Estas exigências particulares parecem traduzir os seguintes princípios: manter-se mentalmente são ("abster-se de vinho e de bebida fermentada") e em sujeição a Deus (simbolizado pelo não cortar o cabelo) e manter-se cerimonialmente puro (não tocar em cadáveres).
No caso do contato com cadáveres os dias de voto tomados seriam considerados inválidos e o voto teria que ser retomado. Porém, antes de retomar o voto, o nazireu passava por uma semana completa de purificação, no termo da qual raspava o cabelo (Números 6:9).
Sansão (Juízes 13:4-7, 16, 17) e Samuel (I Samuel 1:11) eram nazireus desde o nascimento. Em virtude desta consagração, tanto a mãe, durante a gravidez, como o futuro nazireu deviam abster-se de certos alimentos e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres. Após a conclusão do seu voto, o nazireu realizava o ritual de purificação e fazia três oferendas no Santuário. Um voto dito "à semelhança de Sansão" era um voto para toda a vida.


Nazireus no cristianismo


João Baptista teria sido também um Nazireu embora o Novo Testamento nunca se refira a ele usando diretamente este termo. O seu estatuto de Nazireu deduz-se devido ao seu estilo de vida ascético; em Lucas 1:15 o anjo informa a Zacarias, pai de João, que a sua mulher dará à luz um filho que "não beberá vinho nem bebida alcoólica".
O apóstolo Paulo, junto com outros cristãos, fez também um voto temporário de Nazireato. (Atos 18:18; 21:23-26).
Este tipo de consagração é considerado pelos teólogos católicos como modelo precursor do monasticismo cristão. Já outras denominações cristãs, encaram-no como precursor do ministério religioso por tempo integral........



Lucas

01 - 13 Mas o anjo lhe disse: Não temais, Zacarias; porque a tua oração foi ouvida, e
Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João;
01 - 14 e terás alegria e regozijo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento;
01 - 15 porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe;
01 - 16 converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus;
01 - 17 irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de preparar para o Senhor um povo apercebido.


Juízes

13 - 04 Agora, pois, toma cuidado, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura;
13 - 05 porque tu conceberás e terás um filho, sobre cuja cabeça não passará navalha, porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começara a livrar a Israel da mão dos filisteus.
16 - 17 E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou NAZIREU de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me tornaria fraco, e seria como qualquer outro homem.


I Samuel
01 - 10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito,
01 - 11 e fez um voto, dizendo: ó Senhor dos exércitos! Se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha.
1 - 12 Continuando ela a orar perante e Senhor, Eli observou a sua boca;
1 - 15 Mas Ana respondeu: Não, Senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; não bebi vinho nem bebida forte, porém derramei a minha alma perante o Senhor.

Amós
02 - 11 E dentre vossos filhos suscitei profetas, e dentre os vossos mancebos, Nazireus. Acaso não é isso assim, filhos de Israel? Diz o Senhor.
© Copyright Wagner Bortoletto - 06/2011

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Nazireus Gaditas | Template Blue by TNB