Depois dos Patriarcas Abraão, Isaque e Jacó onde neste último foi fundado o reino de Israel, segundo sua promessa a Abraão. Muita coisa aconteceu com o povo escolhido por Deus, tivemos a época da Peregrinação e do Êxodo, a época da Conquista de Canaã, dos Juízes e do Reino Unido de Davi e Salomão. Logo após este período houve vários reis em Israel e a grande maioria deles não fez o que o Senhor aprova.
Israel povo escolhido por Deus sucumbiu diante dos Caldeus e dos Babilônicos. Jerusalém caiu 100 anos antes de Judá e nessa época o reino já estava dividido há 340 anos. O reino dividiu em 930 a.C. no reinado de Jeroboão e sucumbiu à Babilônia em 588 a. C. no reinado de Zedequias. Dentro desse período entre o Reino Dividido, do Reino Solitário de Judá e a Queda e Cativeiro de Israel, viveram os profetas Obadias, Jonas, Oséias, Joel, Amós, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Em nenhum outro momento da história de Israel houve tantos profetas de Deus conclamando o povo ao arrependimento e ao mesmo tempo declarando os juízos de Deus ao seu povo. Esse período durou cerca de 400 anos.
Posteriormente a conquista o rei Nabucodonosor saqueou o templo de Israel, levou todos os seus utensílios e tesouros e arrasou Jerusalém derrubando seus muros e queimando o templo. Até que o Rei da Pérsia, Ciro, setenta anos depois do exílio de Israel na Babilônia, reconquista as terras e permite que os Judeus voltem pras suas cidades e reconstruam seu templo, entrando na fase da restauração e retorno de Israel. Nesse tempo viveu Esdras, Ester, Neemias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Quero focar, no entanto, no período antes da queda para a Babilônia, período este que Deus alertou seu povo de todas as maneiras, por diversos profetas, sobre sua situação de idolatria, prostituição e negligência para com suas leis.