Jonas, O Pombo Egoísta

|

 
Tubarão Frade
Parte I
Gostaria de relatar a história e curiosidades sobre um livro do AT, o livro do profeta Jonas, pequeno em tamanho, mas rico em informação, curiosidades, ensinos de Deus e até de Biologia.

Tubarão Baleia

A palavra “Jonas” significa “pombo”. Jonas (do hebraico יוֹנָה [Yonah]; em latim Ionas) Profetizou durante o reinado de Jeroboão II, Rei de Israel Setentrional. Jonas era filho de Amitai (Jn 01:01; 2Rs 14:25), proveniente de Gate-Héfer (2Rs 14:25), da Tribo de Zebulom (Js 19:10;13). Tendo em vista sua grande semelhança com as narrativas a respeito de Elias e de Eliseu, é possível que a obra tenha surgido nos mesmos círculos proféticos que compuseram os relatos destes profetas, entre os séculos VII e VIII a.C. (800-750 a.C.).
Jonas é comissionado a ir até a cidade de Nínive para pregar contra ela (Jn 01:01-02).
A cidade de Nínive tinha em torno de 120 mil habitantes e 96 km de diâmetro, era a Capital da Assíria, instituída pelo Rei Senaqueribe, e ficava a 800 km de Gate-Héfer (cidade natal de Jonas). Nínive era conhecida por ser uma cidade sanguinária, que esquartejava seus inimigos, os empalava, furavam seus olhos, arrancavam seus narizes e orelhas e tinham prazer em degolar suas vítimas e, posteriormente, empilhar em forma de pirâmide os seus crânios. No livro de Naum (Posterior a Jonas historicamente) o profeta relata que Nínive tramava o mal contra o Senhor (Na 01:11) e que também era uma cidade de prostituição e Bruxaria (Na 03:04).


Vitória ou Derrota!

|


A Nossa posição determinará: VITÓRIA OU DERROTA!


A história de Israel apesar do tempo é uma história bem atual. Percebemos através dela que o rei era quem influenciava todo o desenvolvimento e desempenho do povo e de toda a nação. Quando o rei era bom, a nação vivia em paz, mas quando o rei era mal toda a nação sofria. Rei representa uma autoridade. Da mesma forma quando um presidente, um governador ou um prefeito serve ao Senhor, nós somos abençoados, mas se a autoridade do nosso país ou da nossa cidade não serve ao Deus vivo e verdadeiro, nós também sofremos as conseqüências.  Porém neste texto não vamos falar sobre o presidente ou o rei de um determinado país, e sim sobre nós que fomos feitos “reis e sacerdotes” em Jesus, conforme I Pedro 2:9 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Quando falamos em Batalha Espiritual percebemos que as pessoas estão atrás de “estratégias mirabolantes” para derrotar o inimigo, novas fórmulas de conquistas, táticas, artimanhas, etc. Quando são realizados os Congressos de Batalha Espiritual, os cristãos se colocam com toda a força querendo conquistar suas cidades e países, porém esquecem que primeiramente a Batalha Espiritual começa dentro do lar, com cada vida. Fomos feitos reis e sacerdotes sim, para conquistarmos primeiramente a vitória dentro dos nossos lares, e aí sim partiremos em busca de vitórias para o nosso bairro, nossa cidade, nosso país. Do mesmo modo que uma nação é influenciada para o bem ou para o mal pela sua autoridade, somos nós que determinamos a benção ou a maldição em nossas casas, trabalho e famílias. Tenho encontrado cristãos preocupados e até desesperados, porque no seu local de trabalho encontram-se pessoas completamente envolvidas com forças espirituais das trevas. Este quadro precisa ser revertido. Se somos Reis e Sacerdotes do Reino de Deus, somos  nós que influenciamos o local de trabalho, e o inimigo terá que se retirar!  Satanás e seus demônios estarão perturbados com a nossa presença! A Batalha Espiritual quase sempre depende muito mais de nós do que de Jesus. Depende de posicionamentos. Jesus já conquistou uma posição de vitória, como está em Efésios 1:20 à 23: “que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro: e sujeitou todas as coisas debaixo do seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja.

 

©2009 Nazireus Gaditas | Template Blue by TNB