Parte I
Tubarão Frade |
Gostaria de relatar a história e curiosidades sobre um livro do AT, o livro do profeta Jonas, pequeno em tamanho, mas rico em informação, curiosidades, ensinos de Deus e até de Biologia.
Tubarão Baleia |
A palavra “Jonas” significa “pombo”. Jonas (do hebraico יוֹנָה [Yonah]; em latim Ionas) Profetizou durante o reinado de Jeroboão II, Rei de Israel Setentrional. Jonas era filho de Amitai (Jn 01:01; 2Rs 14:25), proveniente de Gate-Héfer (2Rs 14:25), da Tribo de Zebulom (Js 19:10;13). Tendo em vista sua grande semelhança com as narrativas a respeito de Elias e de Eliseu, é possível que a obra tenha surgido nos mesmos círculos proféticos que compuseram os relatos destes profetas, entre os séculos VII e VIII a.C. (800-750 a.C.).
Jonas é comissionado a ir até a cidade de Nínive para pregar contra ela (Jn 01:01-02).
A cidade de Nínive tinha em torno de 120 mil habitantes e 96 km de diâmetro, era a Capital da Assíria, instituída pelo Rei Senaqueribe, e ficava a 800 km de Gate-Héfer (cidade natal de Jonas). Nínive era conhecida por ser uma cidade sanguinária, que esquartejava seus inimigos, os empalava, furavam seus olhos, arrancavam seus narizes e orelhas e tinham prazer em degolar suas vítimas e, posteriormente, empilhar em forma de pirâmide os seus crânios. No livro de Naum (Posterior a Jonas historicamente) o profeta relata que Nínive tramava o mal contra o Senhor (Na 01:11) e que também era uma cidade de prostituição e Bruxaria (Na 03:04).