O quê? Apologética?
O que é Apologética? Você me pergunta. Apologética é a área da Teologia que foca o estudo da defesa da fé. Nada mais é que uma arma para defender a fé e, portanto, destruir qualquer argumento que vá contra Deus e sua Palavra. Portanto, a Apologética é apenas uma tentativa de obter respostas para as perguntas das pessoas a fim de pôr por terra os obstáculos que as mantêm longe de Cristo. Apologética em suma é oferecer razoes para a fé. O termo deriva da palavra apologia que é um termo legal relativo à defesa de alguém no tribunal. Do dicionário Aurélio:
apologia
[Do gr. apología, pelo lat. tard. apologia.] Substantivo feminino.
1.Discurso para justificar, defender ou louvar.
2.Encômio, louvor, elogio. [Sin. ger.: apologismo.]
As bases bíblicas para a apologética são:
I Pedro 03:15 - Antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós.
II Coríntios 10:04-05 - Pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo.Colossenses 04:06 - A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
Como alguém pode testemunhar a Cristo se não conhece sua Palavra e ainda mais, como alguém pode evangelizar alguém sem estar equipado para responder as mais variadas perguntas e dúvidas dos incrédulos, céticos ou religiosos. Por este motivo é de suma importância que todo cristão (útil) faça bom uso de sua Bíblia seguindo os trilhos da Apologética Cristã. Devido a esses vários problemas enfrentados pela falta de vivência cristã e muitas vezes falta de conhecimento bíblico e filosófico, logo muitos cristãos deixam de testemunhar sua fé - porque quando indagados não conseguem se defender e perdem a fé – porque não querem gastar tempo algum a fim de obter respostas para todas estas questões. E isso (a arma de defesa, o escudo da fé) só vem com muito estudo, esforço, dedicação e busca pela verdade, tanto nos campos da fé como da razão.
Hoje o ataque ao Cristianismo está cada vez mais voraz, temos visto nos últimos 50 anos uma tendência cultural pendendo para o naturalismo, o relativismo e o pluralismo acompanhados de todas suas subcategorias, as pessoas não mais acreditam em Deus, em milagres, na verdade ou em qualquer um dos pré-requisitos que fazem sentido dentro e fora do evangelho.
"Nietzsche disse que Deus estava morto. Assim, no último século temos vivido debaixo da sombra de um Deus morto na cultura de muitos países. E, quando Deus morre, toda verdade perece. Se você não possui um legislador moral absoluto, não pode ter qualquer lei moral. Quando Deus morre, toda a verdade e todo o significado morrem. Portanto, a Igreja lida com o restabelecimento de que há uma verdade absoluta, um significado absoluto, uma moral absoluta, e que o oposto de verdadeiro é falso". (Norman L. Geisler)