Durante muito tempo uma coisa intrigou a humanidade, Deus é único? Com o passar dos tempos descobrimos pela revelação da Palavra de Deus que Deus não é único, no sentido de sozinho, Ele é três em um, Ele é somente um Deus, mas não é sozinho. Como assim? Você me pergunta. Deus é triuno, ou seja, três “dentro” de um só, Ele é tripartite, ou seja, se divide em três sem a necessidade de se separar. Como sabemos hoje, Ele é Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, são três personalidades em uma só. Isso é algo que nossa mente não consegue aceitar com facilidade, devido aos nossos conceitos desse mundo, baseado em nossas leis físicas naturais (as leis espirituais, geralmente, confrontam as nossas leis físicas). Segundo o livro de Gênesis, o homem foi feito imagem e semelhança de Deus. A imagem nos fala da natureza espiritual, das qualidades e da essência, mas a semelhança está justamente no ser tripartite, pois também somos três em um.
Portanto, somos corpo, alma e espírito, diferentes dos animais que segundo a visão cristã não têm alma e sim só corpo e instinto para a sobrevivência (não têm alma pelo fato de não poderem se salvar, porque não há pecado nos animais)
I Tessalonicenses 05:23 - E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
O Corpo é nossa parte carnal propriamente dita, a matéria orgânica. A Alma é nossa mente onde há as faculdades da emoção, vontade, decisão, raciocínio e livre arbítrio. Nosso espírito é a parte que se comunica diretamente com Deus e o mundo espiritual e é também a essência que nos mantém vivos segundo a Bíblia. Por este motivo não podemos ser homicidas, pois só Deus tem o direito de retirar e/ou dar a vida.
Tiago 02:26 - Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.